EXAMES AUDIOLOGICOS
COMPORTAMENTAL
E IMITANCIOMETRIA
Definição:
A audiometria é formada pelo conjunto dos diferentes testes que compõem a avaliação da função auditiva, ou seja, é formada pelo conjunto de exames necessários para a prevenção e identificação, bem como o tratamento de pessoas portadoras de deficiências auditivas.
Os resultados destes exames produzem uma grande quantidade de informação. O audiologista, deverá armazenar e interpretar os dados coletados.
AUDIO TONAL
Objetivo do exame:
Medir a capacidade de perceber sons puros e sons de fala é utilizada na detecção dos limites auditivos. Para testar utiliza-se um fone de ouvido sendo emitidos tons puros nas freqüências de
250, 500, 1000, 2000, 3000, 4000, 6000 e 8000
Hz, e cada freqüência é testada separadamente com intensidades diferentes.
Como é feito:
Apresentando-se sons são através de fones e de um vibrador em contato com crânio.
Quando o examinado percebe o som deve apertar um botão ou repetir a palavra que lhe é apresentada.
E um teste básico da audição, indicado para quem apresenta queixa de perda auditiva, zumbido ou tontura.
Assim como para aqueles que necessitam de controles periódicos da audição por trabalharem em local com ruído ambiente ou para o controle da evolução e tratamento de doenças que afetam a audição.
AUDIOMETRIA
COMPORTAMENTAL
Objetivo do exame:
Avalia o comportamento da criança frente ao estimulo auditivo. É usado para crianças de 0 a 2 anos de idade ou crianças com outros comprometimentos associados.
Como é feito:
A criança é exposta a estímulos sonoros produzidos por brinquedos sonoros, sons da fala e sons puros sem emprego de fones. Observa-se a presença ou ausência de reações involuntárias
(reflexos) imediatamente após a produção do estímulo sonoro.
IMITANCIOMETRIA
Objetivo do exame:
Avaliar o funcionamento da orelha média.