Protetores Auriculares
Por que usa-lo?
O Protetor auricular é um aparelho de proteção individual projetado para ser utilizados no canal auditivo externo, protegendo o ouvido contra ruídos altos (compreende-se como ruído alto, ruídos acima de 85db), entrada de água, vento excessivo e pressões atmosféricas. Ele e bastante utilizado por trabalhadores da indústria, da construção civil, aviação ou qualquer outra atividade que ultrapasse os limites de ruídos acima de 85db.
Quais os Riscos?
O trabalhador que não utiliza o protetor auricular corre sérios riscos de ter PAIR Perda Auditiva Induzida pelo ruído que causa a perda ou redução permanente (irreversível) da audição.
Doenças:
PAIR Perda Auditiva Induzida pelo ruído;
A falta de higienização do protetor auricular pode acarretar graves infecções por bactérias. Os tipos mais comuns são Streptococcus pneumoniae (também chamado pneumococo), Haemophilus influenzae e Moraxella catarrhalis.
Exames:
Entende-se por exames audiologicos de referencia e sequenciais o conjunto de procedimentos necessários para a avaliação da audição do trabalhador ao longo do tempo de exposição ao risco, incluindo:
- Anamnese clinico-ocupacional;
-Exame Otológico;
-Exame Audiômetro realizado segundo os termos previstos na NR.
-Outros exames audiologicos complementares solicitados a critério médico.
Motivos de Afastamento:
O único profissional capacitado para afastar o trabalhador de suas atividades devera ser o médico coordenador do PCMSO da empresa ou o medico encarregado pelo mesmo para realizar o exame medico, dentro dos moldes previstos na NR7, ou, na ausência destes, do medico que assiste ao trabalhador.
Segundo a NR7 5.2 a perda auditiva induzida por níveis de pressão sonora elevados, por si só, não eh indicativa de inaptidão para o trabalho, devendo-se levar em consideração na analise de cada caso, além do traçado audiometrico ou da evolução sequencial de exames audiometricos, os seguintes fatores:
-A