Didática II - Unigran
Lendo os Parâmetros Curriculares Nacionais, uma professora verificou que o Meio Ambiente constitui um de seus temas transversais. Estes pressupõem, na análise de problemas ambientais, o envolvimento de questões sociopolíticas e culturais. O conhecimento da Geografia, no estudo das questões ambientais, possibilita aos alunos uma visão dos problemas de ordem local, regional e global, ajudando-os na sua compreensão e explicação. Esse conhecimento fornece, ainda, elementos para a tomada de decisões, permitindo intervenções necessárias.
Esses procedimentos estão relacionados aos objetivos do Ensino Fundamental para o ensino da Geografia, numa tendência pedagógica progressista, porque:
I - conhecer o mundo atual em sua diversidade, sustenta implicitamente, finalidades sociopolíticas da educação;
II - defende a predominância da liberdade e dos interesses individuais da sociedade;
III - os conteúdos desenvolvidos em aula devem ser dados numa progressão lógica, estabelecida pelo adulto e não é necessário levar em conta as características próprias de cada idade;
IV - entender o funcionamento da natureza, acentua a prioridade dos conteúdos no seu confronto com as realidades sociais.
São corretos apenas:
X(A) I e IV
(B) II e III
(C) III e IV
(D) I, II e III
(E) I, III e IV
ATIVIDADE 2
Durante todo o curso de Pedagogia, Júlia teve a oportunidade de conhecer as diferentes tendências pedagógicas que dão suporte à organização do trabalho da escola e à prática educativa. Com isso, percebeu a necessidade de se contrapor à fragmentação dos conhecimentos desenvolvidos em aula, à rotina que não permite flexibilidade na ação docente, ao autoritarismo e à centralização do poder.
Situações como essas são comuns no curso de Pedagogia. Nessa perspectiva:
A) (0,5) identifique um saber implicado na formação do/a professor/a (Aula 2), que esteja presente na escolha feita por Júlia.
Saber didático-curricular.
B) (1,0) explique o motivo pelo qual