relatório final
CURSO DE PEDAGOGIA A DISTÂNCIA
ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL II
6º SEMESTRE (2014/1)
ATIVIDADES REFERENTES ÀS AULAS 1 - 2 – 3 - 4 ( valor 5,0)
Professora: Dilce Maria BortolanzaAcadêmico(a): Pablo AlegramanteRGM: 053.5308
De acordo com as definições apresentadas pelos autores citados na aula 1, defina com suas palavras o que é o estágio na educação infantil ou cite a definição de um autor que mais se aproxima do que você entendeu sobre a importância do estágio. (1,5)
RESPOSTA: O estágio é a forma mais obvia do acadêmico vivenciar a realidade de uma sala, é portanto uma pratica inserida pelo curso que mostra ao acadêmico como atuar em sala, sendo assim já tem uma pratica pedagogia de atuação, um ato benéfico do curso para o acadêmico pois ele pode confrontar a pratica com a teoria sendo assim já se prepara para a pratica de sua profissão.
Saviani (1996, p. 148-149) aponta os saberes intrínsecos à formação do professor, ou seja, “O que é necessário alguém saber para se constituir, se converter em professor?”. Relacione abaixo tais saberes: (1,0)
RESPOSTA:
Saber Atitudinal: domínio de comportamento e vivencias que considera adequados para o trabalho educativo.
Saber crítico-contextual: saber relacionado a compreensão
Saberes específicos: domínio das diciplinas que empregam nos currículos
Saber Pedagógico: Ciência da educação, orientação que imprimem ao trabalho educativo
Saber didático –curricular: Conhecimento relativo da relação educador – educando, é o saber fazer
A preocupação com o método de ensino, o desenvolvimento da criança, a evolução da linguagem e a interferência dos primeiros anos em atuações futuras,levou vários estudiosos a elaborar teorias que explicavam esta fase. Escolha um teórico e copie a teoria desenvolvida por ele que você acredita ser a mais utilizada atualmente. (1,5)
RESPOSTA: FreinetUma pedagogia que partia da vontade, interesses dos próprios alunos a fim de