Didática do ensino superior
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
SETEMBRO DE 2012
A Importância da Didática do Ensino Superior
O processo de formação de um profissional da área de ensino fica muito além de sua experiência prática. É preciso ensinamentos que criem uma comunicação entre o empirismo e a forma de ensinar. Neste contexto, a profissionalização de um professor com vasta experiência não-acadêmica e com formação pedagógica e didática, tendo como base a arte e ciência da educação e do ensino, é de grande importância para que a educação chegue aos estudantes de forma simples e objetiva. A didática do ensino é uma fantástica técnica para o ensinamento dos educandos, pois mostra que saber ensinar não é simplesmente ter experiência extra-classe.
Inicialmente no âmbito do Ensino Superior prevalecia a crença de que, para se tornar um bom professor, bastaria ter boa comunicação e fortes conhecimentos da matéria ministrada. A justificativa para essa afirmativa é que o corpo discente das universidades e faculdades é basicamente constituído por pessoas que jamais necessitariam de auxilio pedagógico. Sendo assim, o fato é que até bem pouco tempo praticamente não existia preocupação quanto a preparação dos professores para o Ensino Superior.
Segundo GIL (2007), até o final do século XIX, a Didática estava baseada quase exclusivamente nos conhecimentos filosóficos. Isso pode ser constatado não somente nas obras de Comenius, mas também nas de Jean Jacques Rousseau (1712-1778) e nas obras de Johann Heinrich Pestalozzi (1746-1827). A partir do final do século XIX, a Didática passou a buscar sustentação também nas ciências, Biológicas e na Psicologia, graças às pesquisas experimentais.
Para CASTRO (1991, p. 21) a discussão em relação á didática é muito concentrada. Na verdade, essa disciplina nunca não teve uma limitação pré-definida. É o que mostra a própria necessidade de várias qualidades