Didatica
Aluno (a): Maria Aparecida Dias
Resumo: termos método, técnica e procedimentos de ensino.
Os métodos de ensino, técnicas e procedimentos são termos em que em essência significam ações estruturadas de forma racional, com vistas de provocar a aprendizagem. Luckesi compreende a metodologia como a concepção segundo a qual a realidade é abordada. Portanto dependendo do estilo do professor e do conteúdo a ser trabalhado ele pode optar por um método que acredita que pode estimular o raciocínio do aluno que são eles:
- dedutivo (é aquele que vai do geral para o particular);
- indutivo (vai do particular para o geral)
- analógico (faz a integração dos outros dois).
O método só se efetiva através das técnicas, que são ações concretas do proceder. As técnicas representam maneiras particulares de organizar o ensino a fim de provocar a atividade do aluno, no processo de aprendizagem.
Elas são consideradas de três tipos:
• Expositiva ou de comunicação
• Interrogativa ou de indagação
• De pesquisa ou de experimentação
Os procedimentos de ensino podem ser caracterizados segundo três grandes estilos: o ensino individualizado, o ensino socializado e o ensino sócio-individualizado. O ensino, para ser desencadeado na sala de aula, requer que o professor o desenvolva através do uso de certos procedimentos didáticos, os quais se constituem pelas várias formas de atuação do professor e dos alunos, tendo em vista a consecução dos objetivos de ensino.
Portanto, os procedimentos didáticos expressam, em linhas gerais e específicas, a ação docente e discente capaz de conduzir ao alcance dos objetivos. Os procedimentos de ensino ou situações de experiência constituem-se pela indicação clara, objetiva, precisa das ações a serem vivenciadas pelos alunos e estabelecidas pelo professor e/ou alunos conforme organização integrada horizontal e vertical dos conteúdos e objetivos, seguidos de atividades de desenvolvimento e finalizando por atividades sintetizadoras.
Estas