DIDATICA
DIDÁTICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS Nome do aluno: Tuane de Oliveira Bonazzi
Taboão da Serra
2014
Faculdade FANAN
DIDÁTICA E AS NOVAS TECNOLOGIAS Nome do aluno: Tuane de Oliveira Bonazzi
Polo: Taboão da Serra
Disciplina:
Professora:
Taboão da Serra
2014
INTRODUÇÃO
Desde que as tecnologias eletrônicas invadiram o mundo da comunicação e da informação, a sociedade em geral passou a ter novo hábitos de viver, de trabalhar, de se organizar e, em consequência disso tudo, de se fazer educação.
A utilização das novas Tecnologias de Informação e Comunicação (TICS) no processo de aprendizagem assim como criar espaços de participação interativa e coletiva de projetos é o novo grande desafio.
Tanto crianças e adolescentes quanto os adultos foram atraídos pelo universo midiático onde diferentes linguagens circulam. E todos esses recursos (televisão, rádio, vídeo, mídia impressa, imagens e, principalmente, a Internet) podem se constituir em excelentes mobilizadores para o desenvolvimento das competências de leitura e escrita. Em 1998, Kawamura já dizia que os professores de diversas área reagiam de maneira radical afirmando que a educação e a escola precisavam abrir espaço para essas novas tecnologias para que não perdessem seu espaço para elas. Na verdade a introdução das novas tecnologias na educação não implica em novas práticas pedagógicas, elas podem ser usadas apenas como instrumentos (Pretto, 1996), como seria o caso dos livros eletrônicos, tutoriais multimídia e cursos a distância disponíveis na Internet, que não incorporam nada de novo no que se refere à concepção do processo de ensino/aprendizagem. As novas TICs buscam habilitar os alunos para o aproveitamento de instrumentos que, em parte, já estão operando na sociedade, potencializar a aprendizagem dos alunos, , oferecer a docentes e alunos um meio que poderá conectá-lo com uma fonte quase inesgotável de