didatica
Disciplina: Libras e didática
ELABORAÇÃO DE PLANO DE AULA
O Plano de Aula nada mais é do que o planejamento detalhado de uma aula. Ele evidencia os objetivos a serem atingidos na disciplina ou aula, bem como discrimina em detalhes o que será ministrado.
Conforme Martins (2008, p. 56): A organização das formas e práticas de interação entre professores e alunos inclui o planejamento cuidadoso da ação docente, ato que envolve os seguintes elementos didáticos: a definição dos objetivos, a seleção e a organização dos conteúdos, a definição do método e a escolha das técnicas, bem como a escolha dos instrumentos e dos critérios de avaliação.
Na elaboração, alguns pontos são muito importantes, tais como: dados de identificação do estagiário, escola, disciplina, turma, sala, professor regente, horário da aula, lembrando que, os dados serão fictícios, pois, os alunos não irão a campo. No plano deve ainda constar:
Conteúdo da aula; Os objetivos a serem alcançados com a aula ministrada;
Conteúdo que será ministrado em cada aula, o qual deve seguir uma linha cronológica do processo de aprendizagem;
Síntese do assunto, que são os pressupostos teóricos do conteúdo;
Desenvolvimento da aula: com introdução, desenvolvimento, avaliação e encerramento, em formato de texto;
Os recursos que serão utilizados para alcançar os objetivos;
E, por último, as referências utilizadas para fundamentar a síntese da aula.
A intenção aqui é que o aluno de Pedagogia elabore um Plano de Aula para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e essa atividade será desenvolvida em momentos distintos:
Primeiro momento:
Pedagogia - O tutor ou coordenador deverá dividir os alunos em equipes de até 4 (quatro integrantes), dividindo-os em anos iniciais do ensino fundamental (do primeiro ao quinto ano).
Segundo momento:
Pedagogia - A equipe deverá elaborar um Plano de Aula a partir da escolha de uma