Didatica
Grupo: Giovanna Puccinelli, Lucas Manoel, Vinicius Andrade Geografia De Países- Economia dos Estados Unidos
A partir do tema proposto, o grupo buscou desenvolver a importância da economia norte- americana a nível mundial, buscando retomar alguns aspectos primordiais para ser considerada uma das maiores do planeta. A princípio é importante evidenciar que segundo as análises de Marx e E.G W, a principal essência do capitalismo ocorreu no período da colonização e a desapropriação de camponeses foi em prol do modo de produção capitalista.
O estabelecimento da economia norte- americana no século XIX, é caracterizada principalmente com o fordismo, nome dado ao modelo de produção automobilística em massa, instituído pelo norte-americano Henry Ford. Esse método consistia em aumentar a produção através do aumento de eficiência e baixar o preço do produto, resultando no aumento das vendas que, por sua vez, iria permitir manter baixo o preço do produto.
No entanto, a economia recente norte- americana é marcada por crises econômicas que desestabilizam a economia mundial, a partir do “efeito dominó”. Existem vários fatores que provocaram os atuais problemas econômicos dos Estados Unidos. Sendo que alguns economistas já alertavam sobre tal fato, desde os anos 90, graças ao modelo financeiro neoliberal desregulado, adotado pelo país, o que descaracteriza a ideia de que a atual crise é resultado apenas do mau desempenho do setor imobiliário e do sistema de crédito, a mesma é resultado também da expansão financeira desregulada, os gastos voltados para a economia bélica, sendo o país com maior envolvimento direto em guerras o que resultou em 6,1 trilhões de dívidas contraídas, falta de fiscalização adequada nos investimentos bancários ilegalmente super valorizados.
A crise imobiliária em si, reflete os retrospectos citados anteriormente, já que a partir de uma política mais acessível