sistemas operacionais
< Sistemas operacionais
As alterações pendentes são mostradas nesta páginaExistem 3 alterações pendentes a aguardar revisão. A versão publicada foi verificada a 21 de novembro de 2013.
Sistemas operacionais Gerência de memória Sistemas de arquivos
Uma das principais funções do Sistema Operacional é gerenciar os dispositivos de Entrada e Saída (E/S) ligados ao computador.
É tarefa do sistema operacional enviar sinais, informando as ações que o usuário espera que o dispositivo realize; tratar as interrupções e erros gerados pelos dispositivos.
Mapa Conceitual de Definições Gerais
Existem duas visões sobre o hardware de E/S: A dos engenheiros, que os vêem como chips, ligações elétricas, etc. E a visão dos programadores, que vêem uma interface de programação para se comunicar com o dispositivo.
Índice
1 Controladores de dispositivos 2 Princípios do software de E/S 2.1 Independência do dispositivo 2.2 Nomeação uniforme 2.3 Tratamento de erros 2.4 Tipos de conexão e de transferência de dados 2.5 Software de E/S 2.6 Utilização de buffer 2.7 Dispositivos compartilhados vs dedicados 2.8 Impasses (Deadlock) 3 Dispositivos de Entrada e Saída 3.1 Dispositivos de Caractere 3.2 Dispositivos de Bloco 3.3 Pseudo-Dispositivos 4 Interrupção 4.1 Pedido de Interrupção (IRQ) 4.2 Interrupções revisitadas 4.3 Tratadores de interrupção 4.4 Interrupções em sistemas Linux 5 Uso de memória por dispositivos 5.1 E/S mapeada na memória 5.2 Acesso Direto à Memória (DMA) 6 Processo de Entrada e Saída (E/S) 6.1 E/S programada 6.2 E/S orientada à interrupção 6.3 E/S usando DMA 7 Drivers 7.1 O que são drivers 7.2 Drivers no Linux X Drivers no Windows 7.3 Drivers