Didatica
INTRODUÇÃO
Nos últimos anos, a valiosa contribuição da psicologia infantil abriu espaços para mais profundo e claro entendimento em torno das possibilidades de aprendizagem da criança, ensejando novas técnicas para a educação. Este trabalho descreve de forma reflexiva termos como: educação, pedagogia, didática, ensino, aprendizagem, relação aluno/professor, prática educativa, as tendências pedagógicas e os quatro pilares da educação, termos diferentes que possuem ligações entre si.
Educação - É um conceito amplo que se refere ao processo de desenvolvimento onilateral da personalidade, envolvendo a formação de qualidades humanas, físicas, morais, intelectuais, estéticas, tendo em vista a orientação da atividade humana na sua relação o meio social, num determinado contexto de relações sociais. Não há uma forma única nem um único modelo de educação. A ideia de educação de cada povo depende, portanto, de sua realidade concreta e de seus valores.
Pedagogia - É o conjunto de conhecimentos sistemáticos relativos ao fenômeno educativo. O conceito moderno de Pedagogia é o seguinte: Pedagogia é a filosofia, a ciência e a técnica da educação (Prof. C. Mattos). Esse conceito é completo porque abrange todos os aspectos fundamentais da Pedagogia, aspecto filosófico, cientifico e técnico.
Didática - É uma disciplina técnica e que tem como objetivo especifico a técnica de ensino (direção técnica da aprendizagem). A didática, portanto, estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais, podendo ser definida como: “A técnica de estimular, dirigir e encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem”. (Aguayo.)
Ensino - É uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos humanos para instruir e educar seus semelhantes. O ensino pode ser praticado de diferentes formas. As principais são: o ensino formal, o ensino informal e o ensino não-formal. O ensino formal é aquele praticado pelas instituições de ensino. O