didatica
CAPÍTULO 05 – O Processo de Ensino e o Estudo Ativo
“[...] o processo de ensino consiste tanto na atividade do professor quando na atividade dos alunos.” (p.103).
“[...] orientar as condições externas e internas dos alunos do ensino, de modo que pela atividade dos alunos os conhecimentos e habilidades façam progredir seu desenvolvimento mental.” (p.103).
-O estudo ativo e o ensino
“Sabemos que a aprendizagem é um progresso de assimilação e de conhecimento escolares por meio da atividade própria dos alunos.” (p.104).
“[...] vão desenvolvendo e modificando suas forças físicas e mentais por influência de conhecimentos e atividades vindos de fora, da experiência humana acumulada pelas gerações ao longo da história.” (p.104).
“O estudo é a atividade cognoscitiva do aluno por meio de tarefas concretas e práticas, cuja finalidade é assimilação consciente de conhecimentos, habilidades e hábitos sob direção do professor.” (p.104).
-A atividade de estudo e o desenvolvimento intelectual
“O trabalho docente somente é frutífero quando o ensino dos conhecimentos e dos métodos de adquirir e aplicar conhecimentos se convertem em conhecimentos, habilidades, capacidades e atitudes do aluno.” (p.105).
“Há várias maneiras de superar essas dificuldades. Em primeiro lugar é necessário que o professor domine profundamente o conteúdo da matéria. [...]; conhecer as características de vida das crianças, [...] domínio de métodos e técnicas didáticas.” (p.106).
“Em segundo lugar, cada aula, cada assunto, cada exercício cada situação didática deve ser uma tarefa e pensamento para o aluno.” (p.106).
“[...] Garantir a profundidade e a solidez do que é ensinado.” (p.106).
“[...] Não existe possibilidade de atividade mental sem o conhecimento teórico da matéria, sem explicação da matéria pelo professor.” (p.106).
“[...] ensino deve ser dinâmico e variado.” (p.106).
-Algumas formas