didatica
POLO NOVO HAMBURGO
CURSO DE PEDAGOGIA
DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
NO MUNDO DAS FADAS E DUENDES
NOVO HAMBURGO
MARÇO/ 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
POLO NOVO HAMBURGO
DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO
NO MUNDO DAS FADAS E DUENDES
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Didática e Práticas de Ensino”, sob orientação do professor-tutor a distância Prof. AUSDY NAZARETH CASTRO DOS SANTOS.
NOVO HAMBURGO
MARÇO/ 2014
Se a educação não pode tudo, alguma coisa fundamental a educação pode. Se a educação não é a chave das transformações sociais, não é também simplesmente reprodutora da ideologia dominante (...).
(Paulo Freire)
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO
2. DIFERENTES NÍVEIS DE APRENDIZAGEM
A expressão zona proximal de desenvolvimento surgiu com o psicólogo russo Lev Vygotsky (1896-1934), que a usou para esclarecer como se estruturam a aprendizagem e a interação das pessoas do ponto de vista da construção do conhecimento. Ela é a distância entre o nível de desenvolvimento real de um aluno, ou seja, um saber que ele já adquiriu e um nível mais elevado que ele pode alcançar com a ajuda do professor e de colegas que já dominem o assunto. É importante propor trabalhos em grupo e misturar alunos que apresentem diversos níveis de aprendizagem para que cada um desenvolva diferentes maneiras de pensar e trabalhar. Esse conceito, hoje largamente difundido, confirma a tese de que a aprendizagem não depende apenas da estrutura biológica, mas também do meio e da qualidade dos estímulos que todos nós recebemos desde a primeira infância. Por isso, é papel de todo professor ter muito claros os objetivos e resultados que pretende alcançar com uma atividade, para não exigir mais nem menos da turma. Pensando em como ajudar alunos com esse diferencial,