textos praticos
Pode-se dizer que se tratam das variadas formas de linguagem que circulam em nossa sociedade, sejam eles formais ou informais. Cada gênero textual tem seu estilo próprio, podendo então, ser identificado e diferenciado dos demais através de suas características.
Textos práticos: a produção de bilhetes, avisos, cartas, convites, anúncios, telegramas, etc. necessita uma análise prévia dos elementos que os compõem: remetente, destinatário e corpo da mensagem objetiva e precisa.
São textos que visam fins utilitários do dia-a-dia, à melhor interação do indivíduo com o mundo em que vive, ou seja, faz com que seja mais fácil e rápida a troca de informações sem a necessidade de um contato através de palavras faladas, e sim escritas através de pequenos textos, identificados e entregues de forma correta.
Exemplos:
CARTA
Quando se trata de "carta aberta" ou "carta ao leitor", tende a ser do tipo dissertativo-argumentativo com uma linguagem formal, em que se escreve à sociedade ou a leitores. Quando se trata de "carta pessoal", a presença de aspectos narrativos ou descritivos e uma linguagem pessoal é mais comum.
Estrutura: narrativa argumentativa.
Redigida na 1ª pessoa do singular (individual) ou 1ºª pessoa do plural (coletiva). Organização:
Cabeçalho: indica lugar e tempo da produção, destinatário e interpelação; Corpo: desenvolvimento da mensagem;
Despedida: indica saudação e assinatura do remetente; Estilo: informal ou formal, dependendo do destinatário; Para sobrescritar o envelope, é necessário colocar, na frente o nome do destinatário, endereço, cidade, estado e o CEP ( Código de Endereçamento
Postal). No verso, os dados do remetente, Selar