DIDATICA
Público-alvo: 3° ano do ensino fundamental
Justificativa:
Após a realização de Pesquisas, sentimos a necessidade de apresentarmos um trabalho onde podemos conscientizar docentes, orientadores pedagógicos, supervisores escolares, diretores, enfim a todos aqueles que fazem parte do processo avaliativo de uma instituição escolar, que na hora de uma avaliação devemos tomar medidas de precaução para que não façamos uma avaliação errada do educando, respeitando suas características individuais, conhecendo-os e a partir disso, decidir o tipo de ajuda pedagógica que será oferecida e interagir com essa ajuda. Buscando encontrar meios para avaliar o aprendizado do educando, levando em consideração o meio em que vive, sua cultura e seu grau de desenvolvimento. O educando é um ser ativo, dinâmico, que participa da construção de seu próprio conhecimento.
Objetivo Geral:
Este trabalho tem como objetivo refletir sobre o papel da avaliação do desempenho escolar e sobretudo da educação, tendo consciência de que para aceitar o grande desafio do desenvolvimento, não é possível obter êxito sem o alicerce de um povo que se educa para a cidadania. Desenvolver no educando uma concepção pedagógica mais moderna, tendo em vista o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social do educando.
Objetivos Específicos:
_ Verificar se os educandos estão sendo realmente atingidos e em que grau se dá essa consecução, para ajudar o aluno a avançar na aprendizagem e na construção do seu saber;
_ Diagnosticar em que medida os objetivos propostos para o ensino – aprendizagem estão sendo atingidos;
_ Observar e verificar qual a postura do professor perante a uma avaliação, como mentor do conhecimento transmitido;
_ Planejar a avaliação ao longo de todo o processo, para reorientá-lo e aperfeiçoá-lo;
_ Avaliar o aproveitamento do aluno verificando se ele está alcançando os objetivos estabelecidos;
_ Analisar os avanços e