Didatica
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA
EDU 155 - DIDÁTICA
Prof.ª Terezinha Duarte Vieira
Resenha comparativa entre os textos:
GUIMARÃES, Selva. Ser professor no Brasil.2ª ed. Campinas: Papirus, 1997.
MCLAREN, Peter. A vida nas escolas. 2ª ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997.
Nome: Adélya Elisa Vicari Pires 67950
Os textos discutidos em sala de aula podem ser entendidos como relatos de vivencias e suas perspectivas sobre as escolhas que tomaram em suas vidas que influenciaram em suas carreiras, os acontecimentos marcantes que modificaram suas perspectivas diante a vida e por fim entender como o contexto individual, social e politico influenciam na escolha e no modo de ser do professor.
Selva Guimarães em seu livro Ser professor no Brasil: História Oral de Vida busca dar voz a relatos de profissionais da educação e suas vivências, o foco do texto discutido em sala de aula é o da vida profissional da professora Miriam Zelter Fialkow.
O relato da professora Miriam Zelter Fialkow exemplifica bastante de que forma o nosso contexto cultural, social e politico influência na nossa formação e quais serão nossos objetivos, nasceu no Rio Grande do Sul de família judaica que viveu durante sua infância em uma comunidade alemã.
Convivendo com os preconceitos e a discriminação da época Miriam Zelter Fialkow sentiu suas primeiras emoções contraditórias ao preconceito e principalmente ao nazismo, suas vivências escolares lhe fizeram perceber a escola pública como um lugar mais “democrático” e aberto do que as escolas particulares e a convivências com outras pessoas alemãs de sua comunidade a percepção de que nem todos alemães eram nazistas.
Suas vivencias pessoais se intercalam com problemas de ordem “mundial” como a segunda guerra mundial e os acontecimentos políticos como ano de 1964 e o governo Brizola, dessa forma podemos entender através deste relato de que o saber