Politicas Públicas
A ciência política é a disciplina que estuda estas actividades. Os profissionais desta ciência recebem o título de politólogos, ao passo que as pessoas que ocupam cargos profissionais a cargo do Estado ou aspiram a estes são designadas políticos.
Considera-se que os inícios da política remontam ao neolítico, época em que a sociedade começa a organizar-se num sistema hierárquico e em que certos indivíduos adquirem poder sobre os restantes. Antigamente, o poder simplesmente residia no mais forte ou no mais sábio de um grupo.
Os sistemas políticos da antiguidade eram geralmente absolutistas, já que todo o poder era ocupado por uma única pessoa. Na Grécia, também existiam algumas poleis (“polis” no singular) onde era praticada uma democracia parcial e existiam assembleias.
O esquema político sofreu uma transformação importante na sequência da Revolução Francesa e da constituição dos Estados Unidos, depois das quais foram instaurados regimes com características democráticas, em que a tomada de decisões responde à vontade geral.
Existem múltiplas vertentes das teorias e ideologias políticas, as quais se podem resumir em dois grandes grupos: as políticas de Esquerda (como o socialismo e o comunismo), relacionadas principalmente com a igualdade social, e as políticas de Direita (como o liberalismo e o conservadorismo), que defendem o direito à propriedade privada e ao mercado livre.
Leia mais: Conceito de política - O que é, Definição e Significado http://conceito.de/politica#ixzz2DwrwFu74
Política pública é definida aqui como o conjunto de ações desencadeadas pelo Estado, no caso