didatica da educação
A preocupação com o desenvolvimento da leitura da criança justifica-se pela contribuição indispensável que o acompanhamento familiar traz para a criança. Para tanto, é viável a parceria escola e família que juntas podem acelerar o processo de letramento de nossas crianças e, despertar o interesse pelos livros. Para Freire (1998, p.76) “Aprendemos, não apenas para nos adaptar, mas sobretudo para transformar a realidade, para nela intervir, recriando-a”
PROBLEMÁTICA
Para ser alfabetizado hoje, o aluno precisa ser capaz de atender demandas de leituras e escrita cada vez mais diversificada e sofisticada. Como a escola juntamente com a família pode contribuir para o contato e a formação do leitor?
A parceria escola e família podem proporcionar o gosto pela poesia, de forma agradável e prazerosa?
Etapa 2
Passos 1,2,3
Ao observar a turma do 2º ano/9 podemos perceber que a professora, tem grande afinidade com os alunos. Os alunos ao chegarem formam um círculo no chão, para começar a roda de conversa, onde as crianças contam suas vivencias e experiências do dia anterior, após os relatos, todos cantam e aos poucos vão se levantando e andando para o seu lugar. A professora inicia as atividades onde são distribuídas folhas e revistas para recorte, ela se movimenta todo o tempo observando, orientando e interagindo com os alunos sobre a atividade proposta.
Vivenciamos o cotidiano de aprendizagem dos alunos do 2 º ano /9, onde pudemos presenciar a relação professor aluno, que de forma agradável e prazerosa foi proporcionando o desenvolvimento das atividades propostas, contribuindo para o amadurecimento da aprendizagem dos seus alunos, trabalhou a leitura e o letramento de forma criativa e prazerosa buscando de cada aluno o interesse para descobrir o gosto pela leitura.