Dicção
Aluna: Beatriz Oliveira de Almeida
Curso: Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia.
O curso de Dicção I, lecionado pela professora Ana Flávia trouxe a seus alunos inúmeros conhecimentos a respeito de nossas ações corporais. Passamos a observar e respeitar esse corpo que nos move, começamos a perceber que o corpo não é apenas a nossa “carne superficial” e que ele está intimamente ligado a nossa voz, a nossa postura, emoção, equilíbrio, imagem corporal etc. Neste trabalho serão feitas considerações a respeito de Corpo, Voz e Palavra, respectivamente, dando ênfase as nossas aulas práticas em sala de aula. E, além disso, serão sempre feitas relações entre os conceitos teóricos, os conceitos práticos e, principalmente, ao nosso desenvolvimento pessoal e profissional fora da sala de aula.
Quando passamos a estudar o corpo a partir da definição de Eudosia Acuña Quinteiro, como “a casa do espírito humano” começamos a perceber que, costumeiramente, não cuidamos do nosso corpo de maneira correta. Para que se hajam cuidados corretos com seu corpo é preciso que se tenha atenção e disciplina. A procura pela saúde do corporal é imprescindível pra quem busca ter calma e equilíbrio psíquico. Um exemplo disso é a vida de um estudante da UFBA, em muitos do caso – em particular o meu caso, – o estudante esquece-se de se preocupar com o descanso corporal, com a postura, etc. Esse tipo de descaso com o corpo acaba trazendo prejuízos psíquicos, falta de concentração, acarretando estresse em períodos de provas e trabalhos. Como aponta de Eudosia Acuña Quinteiro: “(...) recomenda-se a busca da calma e do equilíbrio psíquico para que se possa realizar um trabalho efetivamente sério e de confiança.”, essa recomendação deve ser utilizada para qualquer âmbito e/ou significado de trabalho.
A nossa imagem corporal acompanha nosso desenvolvimento profissional e pessoal. Isso se dá ao fato de que os modelos posturais humanos estão em