Diccão para regentes
IdA - Instituto de Artes – Departamento de Música
Regência 3
Prof. David Junker
Seminário de Regência
Nome: Victor Hugo Soares Valentim
Matrícula: 10/0126553
Data: 01/02/2013
Dicção
Dicção é a maneira estética de articular as palavras, o que sugere uma preocupação com a forma correta de expressar a língua falada. A dicção como a pronúncia dos sons da palavra, sem fazer ligação alguma do termo com a estética da fala. Dicção é o modo de dizer; a arte de dizer, de recitar. Fatores como a idade, o temperamento e o meio social podem modificar a dicção, mas a omissão de letras ou de sílabas em diferentes posições da palavra e as alterações fonéticas é que causam as deficiências propriamente ditas na dicção.
O objetivo da dicção é dar sensibilidade ao canto, e também de recitar expressividade o texto. O trabalho de dicção tem sido considerado como um fator primordial para a carreira do profissional da voz. É essencial que esses profissionais tenham consciência de que a clareza da dicção depende da nitidez do desenho articulatório e de que eles próprios conheçam o mecanismo da fala.
Os três pilares básicos da dicção são:
Pronuncia – Caracteriza-se como a maneira de falar corretamente os fonemas das palavras em um dado idioma.
Entonação - Caracteriza-se como a melhor maneira de articular variações de expressividades com a sonoridade de palavras, respeitando o “tom” semântico das orações no dado contexto e idioma.
Articulação – Caracteriza-se como a maneira em que se articula os fonemas das palavras em frases, respeitando as ênfases de acentuação e silabas tônicas, no contexto de um dado idioma. A articulação também tem sido considerada como a "ginástica bucal" que modifica os sons das pregas vocais, transformando-os em vogais e consoantes. A articulação correta pode transformar uma voz pequena em altamente expressiva.
A importância da dicção para a sonoridade coral
Ao contrário dos professores de canto, os