Dicção
Salvador
2013
1. Introdução
Aparelho Fonador é o conjunto de órgãos responsáveis pela formação dos fonemas. Conhecer o Aparelho Fonador é fundamental para se falar bem. Nesse Aparelho é produzido o som, decorrente do atrito do ar com as pregas vocais, que estão localizadas na laringe. O bom orador deve ter como preocupação a clareza da sua fala e deve observar se as silabas que estão sendo pronunciadas por ele estão sendo ouvidas com a devida clareza.
2. As Partes do Aparelho Fonador
2.1. Cavidade Nasal
A Cavidade Nasal é onde o ar é filtrado. Os alvéolos onde é feita a troca gasosa é uma membrana muito delicada e qualquer partícula, pequena que seja, pode prejudicar o seu funcionamento. Os furos da narina produzem jatos de ar que são jogados contra as paredes da cavidade nasal. Além de filtrar o ar, a cavidade nasal aquece e umidifica o ar para facilitar as trocas gasosas que irão acontecer dentro do pulmão.
2.2. Fossa Nasal
A Fossa Nasal é um trecho de tubo que liga a cavidade nasal com a laringe e ajuda a produzir os sons nasais.
2.3. Boca
A Boca é onde o som produzido na Laringe é enriquecida com os harmônicos que vão tornar clara a sílaba que desejamos pronunciar, por exemplo: diversos músculos da boca com a ajuda dos dentes transformam o AAAA nas sílabas diferentes como CASA, CAPA, CAMA, CALA, entre outros. Uma pessoa que não tenha domínio total sobre cada um desses músculos da boca terá a sua dicção prejudicada.
2.4. Laringe
A Laringe é onde estão situadas as Cordas Vocais. Para que os sons sejam produzidos, necessita-se de um espaço o que é garantido pela Cartilagem Tiroide, que forma uma pequena câmara. Todas as cartilagens que formam a laringe são revestidas por um tecido especial rico em muco e cílios.
2.5. Traqueia
A traquéia é um tubo que liga a laringe aos pulmões, também ajuda a filtrar o ar e os cílios ajudam