Dicção i
INSTITUTO DE HUMANIDADES, ARTES E CIÊNCIAS PROF. MILTON SANTOS
DICÇÃO I
ESTÉTICA DA VOZ – Uma voz para o ator
Salvador-Bahia
2013
HERONEY SILVA SANTANA
ESTÉTICA DA VOZ – Uma voz para o autor
Atividade apresentada à Universidade Federal da Bahia - Curso de Bacharelado Interdisciplinar em Humanidades, através da disciplina: DICÇÃO I – TEA 085, turma 04, sob orientação da Profª Ana Flávia Hamad.
Salvador-Bahia
2013
ESTÉTICA DA VOZ – Uma voz para o autor
O livro apresentado é divido em três partes: corpo, voz e palavra, nos trazendo informações importantes para o trato e treinamento da voz, mostrando que o corpo trabalha de forma conjunta quando um ator realiza sua interpretação. De forma sucinta e clara, em uma linguagem coloquial, para aqueles que trabalham com a arte cênica e aos leigos, observamos que a voz depende de um cuidado especial e constante, e é claro, sempre que necessário, se buscar um especialista, o fonoaudiólogo, quando se tiver qualquer distúrbio da voz ao invés de fórmulas miraculosas para seu tratamento.
CORPO Inicio falando do corpo que para a autora é a casa do espírito humano, pois é com ele que o indivíduo realiza movimentos que lavam ao prazer e se realiza também o ato da voz e da fala. Nele o ator deve observar alguns detalhes para se ter uma qualidade sonora melhor, tal seja a postura, equilíbrio do eixo corporal, relaxamento, uso correto das articulações, imagem corporal, dentre outros, haja vista que com qualquer falha num destes o resultado não será satisfatório. A imagem corporal ocorre quando o corpo simplesmente reflete o que a mente humana pensou, não existindo um padrão próprio em razão de estar em constate mutação. E importante que o ator a conheça, pois assim ele passa, a saber, o