Métodos contraceptivos
CONTRACEPÇÃO
– Métodos Naturais –
Índice: * Introdução…………………………………………………………………………………………………..…pág. 1 * Método da Abstinência Sexual……………………………………………….…..…pág. 1 * Método da Abstinência Sexual……………………………………….……..………pág. 1 * Método da temperatura……………………………………………………….………….…pág. 2 * Método do calendário………………………………………………………...……………..…pág. 2/3 * Método do coito interrompido………………………..………………………………pág. 3 * Método do muco cervical…………………………………………………………..….……pág. 3 * Vantagens e desvantagens…………………………….………………………..………pág. 4 * Conclusão…………………………………………………………………………………………………………pág. 4 * Bibliografia………………………………………………………………………………………………………pág. 4
CONTRACEPÇÃO
– Métodos Naturais –
Introdução
A fecundação dá-se quando um oócito II e um espermatozoide se fundem, pouco depois da ovulação, no órgão reprodutor feminino. Assim, graças ao tempo de vida destes gametas (oócito II sobrevive uma média de dois dias, enquanto que o espermatozoide pode viver entre 3 a 5 dias), é impossível saber quando ocorre a sua união, e não só. É impossível saber a 100% o ciclo da mulher, sendo sempre uma incógnita a libertação de um oócito e a posterior formação de um novo ser, o caso de haver uma relação sexual.
Assim, é importante saber técnicas para evitar uma gravidez indesejada, como é o caso dos métodos naturais de contracepção, em que se evitam as relações sexuais durante o período fértil da mulher (momento em que esta tem maior probabilidade de engravidar). Através destes métodos, tenta-se compreender o corpo não só do homem mas principalmente da mulher, tentando evitar que gâmetas se fundam para formar um novo ser, através de processos físicos e psicológicos do corpo humano (sem intervenção de materiais extra-corporais).
Existem, como métodos naturais: o da abstinência sexual; o do calendário; o da temperatura; o do muco cervical; o do coito interrompido.
Abstinência Sexual
A abstinência sexual, como o nome indica, é a