dicas trabalhistas
Assertividade- se refere a conseguir expressar o que realmente se pensa ou se sente, ser honesto e autêntico, sem ser agressivo ou grosseiro.
Barreira à comunicação - qualquer distúrbio dentro do processo de comunicação que o interrompe ou interfere na transmissão de mensagens (Schermerhorn, 1999).
Canais de comunicação - forma pela qual a informação é transmitida, podendo-se citar: a conversa face a face, videoconferências, telefone, e-mails etc.
Comunicação - do latim communicatione, significa ato ou efeito de emitir, transmitir e receber mensagens por meio de métodos e/ou processos convencionados, quer através da linguagem falada ou escrita, quer de outros sinais, signos ou símbolos, quer de aparelhamento técnico especializado, sonoro e/ou visual (Ferreira, 2004).
Comunicação eficiente - requer que as pessoas entendam sua mensagem, respondam a ela e, de preferência, na direção que você deseja ou espera.
Comunicação não verbal - é a comunicação realizada por meio de gestos, expressões faciais, posturas corporais, enfim, sem o uso exclusivo de palavras.
Comunicação verbal - é a comunicação realizada por meio do uso da linguagem falada ou escrita.
Críticas construtivas- críticas que possibilitam promover o desenvolvimento daquele que as recebe.
Críticas destrutivas - críticas que impedem ou dificultam o desenvolvimento daquele que as recebe.
Diferenças culturais - gestos e palavras podem ter significados diferentes para pessoas pertencentes a culturas diferentes, tanto dentro de um país quanto entre países ou continentes.
Distrações físicas - fatores que causam distração ou deslocam o foco de atenção do que se quer comunicar, como: barulho, interrupções etc.
Efeito de status - a diferença entre níveis hierárquicos ou sociais