Dicas de alimentos funcionais
Alimentos funcionais são aqueles alimentos ou ingredientes que, além das funções nutricionais básicas, quando consumidos como parte da dieta usual, produzem efeitos metabólicos, fisiológicos e/ou benéficos à saúde. Alimentos funcionais não curam doenças, eles são capazes de prevenir ou reduzir o risco de determinadas doenças. Na sua forma natural, ou seja, como alimentos não apresentam contra-indicações e podem ser consumidos com tranqüilidade.
Para se beneficiar dos alimentos funcionais é necessário que o seu consumo seja regular. O ideal é que as pessoas passem a consumir mais vegetais, frutas e cereais integrais, já que grande parte dos componentes ativos estudados está presentes nesses alimentos.
Outra dica é substituir em parte o consumo de carne de vaca, embutidos e de outros produtos à base de carne vermelha por soja e derivados ou peixes ricos em ômega 3.
Assim, quando ingeridas regularmente, podem reduzir o risco do desenvolvimento de diversos problemas de saúde, como o câncer, colesterol, pressão alta, problemas intestinais, etc. Dessa forma temos um bom motivo para incluí-las na dieta.
No caso de alimentos funcionais industrializados, é preciso ficar atento e procurar saber se aquele alimento teve sua eficácia avaliada por pesquisas sérias. Para que os resultados sejam eficazes, o consumidor deve seguir as instruções do rótulo, utilizando o produto da forma recomendada pelo seu fabricante. Muito importante: esses alimentos funcionam somente quando fazem parte de uma dieta equilibrada, ou seja, se a pessoa estiver utilizando um alimento para o controle do colesterol, ela terá resultados positivos apenas se associá-lo a uma dieta pobre em gordura saturada e colesterol.
Exemplos de alimentos funcionais:
Aveia: Auxilia na redução do colesterol “ruim”, o LDL; Auxilia no controle da glicemia; Regularização do hábito intestinal.
Castanha-do-pará: Auxilia na prevenção de doenças cardíacas, reduzindo também o