PROCESSOS DE RESILIÊNCIA NO CONTEXTO DE HOSPITALIZAÇÃO: UM ESTUDO DE CASO
Paidéia, 2006, 16(35), 427-436
PROCESSOS DE RESILIÊNCIA NO CONTEXTO DE HOSPITALIZAÇÃO: UM
ESTUDO DE CASO1
Daniela Cristina Silva Bianchini
Universidade do Vale do Itajaí
Débora Dalbosco Dell’Aglio2
Universidade Federal Rio Grande do Sul
Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão teórica e uma discussão crítica, a partir de um caso clínico, sobre o conceito de resiliência no contexto de hospitalização. A revisão bibliográfica foi realizada nas bases de dados Scielo e BVS-Psi. A resiliência, vista como a capacidade do indivíduo para enfrentar situações de risco de forma saudável, apresentando respostas adaptativas frente a adversidades, é um importante conceito a ser compreendido pelos profissionais que atuam na saúde. Analisar as diferentes formas apresentadas por pacientes para lidar com a doença, durante o período de internação em hospitais gerais, permite uma melhor compreensão das condições facilitadoras da resiliência e abre possibilidades para trabalhos de prevenção e promoção de saúde nestas instituições.
Palavras-chave: Resiliência; Hospitalização; Risco.
RESILIENCE PROCESS IN THE HOSPITALIZATION CONTEXT: A CASE STUDY
Abstract: This article presents a theoretical revision and a critical discussion, from a clinical case, about resilience concept in the hospitalization context. Scielo and BVS-Psi based the literature review. Resilience, as individual capacity to face risk situations in a healthy way, presenting adaptive answers to adversities, it is an important concept to be understood by health professionals. Analyzing sickness during hospitalization period in general hospitals, allows a better understanding of facilitating conditions to resilience and open possibilities for prevention work and health promotion in these institutions.
Key words: Resilience; Hospitalization; Risk.
O interesse na compreensão dos processos de bem-estar e qualidade de vida emocional vem ganhando espaço nas discussões no campo da Psicologia.