dicas boa entrevista
Índice
Almanaque
Almanaque - 18/10/2001
Boa entrevista, o desafio permanente do jornalista
De acordo com a 'Carta do Editor', da Editora Abril
Olhos nos olhos, por telefone ou por escrito; gravada, anotada ou de memória; longa ou curta; em off ou em on, a entrevista é a principal alavanca do repórter para levantar informações. Manejá-la com perfeição requer talento, aprendizado e técnica. Esta edição reúne sugestões práticas para você aprimorar seu desempenho como entrevistador. Contém cem dicas extraídas de uma palestra feita em Nova York, no fim do ano passado, pelo jornalista e consultor John Brady, um dos mais respeitados especialistas americanos no assunto, e as contribuições de Ricardo Setti, Carlos Maranhão, Nirlando Beirão e Regina Echeverria.
100 DICAS PARA MELHORAR SUA PRÁTICA
As técnicas recomendadas pelo especialista John Brady
VOCÊ PODE NÃO SER UMA BRASTEMP, MAS...
1) A entrevista não é uma arte nem uma ciência. Não é uma arte no sentido de que o artista nasce com um dom. Não é uma ciência no sentido de que se baseia em experiências que podem ser repetidas - no jornalismo, coisas que funcionaram na semana passada podem não dar certo hoje.
2) A entrevista é uma destreza, uma habilidade. O bom entrevistador se treina.
3) Todos nós temos uma habilidade natural para conversar, para sociabilizar. Ela é a base para fazer reportagem. Um bom entrevistador não pode ser tímido, retraído. Mas dá para aprender, dá para melhorar. Escrever e editar é só a metade do trabalho.
4) Não vá na conversa do 'seja você mesmo'. Entrevistar não tem nada a ver com ser você mesmo. O jornalista, quando faz uma entrevista, tem que representar um papel - o papel do entrevistador. Tem que ser diferente a cada pessoa que entrevista ou a cada circunstância que seu trabalho determina.
5) O jeito de andar por uma sala ou escritório cria um efeito 'estou aqui'. Seja positivo,