o impacto da conquista da américa
De 1500 a 1530 a economia brasileira gravitou em torno do pau-brasil. Após 1530, declinando o comércio com as Ìndias, a Coroa portuguesa decidiu-se pela colonizaçãodo Brasil. Nossa vida econômica, política e social foi organizada em função dos interesses, necessidades e decisões de Portugal. A administração colonial foi efetuada inicialmente por meio do sistema de capitanias hereditárias. Com o seu fracasso, foram instituídos os governos-gerais. A colonização ocorreu no período inicial do capitalismo, denominado capitalismo comercial ou mercantilismo. O colonialismo aceleraria o processo de acumulação do capital.
- Conquista da América e historiografia: Durante muito tempo a historiografia tradicional falou da conquista da América focalizando, apenas, os aspectos positivos da expansão Européia, vista da ótica do Europeu conquistador. É preciso recuperarmos as consequências desse evento pela ótica dos povos conquistados: os povos pré-colombianos.
- Consequências da Conquista pelo lado do Conquistador: a) Economia - montagem do sistema colonial mercantilista que se tornou um dos principais instrumentos impulsionadores do desenvolvimento capitalista moderno; b) Política - fortalecimento das monarquias nacionais que participaram da expansão ultramarina; c) Cultural - desenvolvimento da tecnologia náutica, da astronomia, da geografia, dos conhecimentos sobre fauna e flora; estimulo à mentalidade artística e à especulação filosófica.
- Consequências da Conquista pelo lado do Conquistado: Esmagamento de grande parte dos povos pré-colombianos. Cerca de 50 anos após a chegada do Europeu, a população nativa foi drasticamente reduzida, atingindo de metade a dois terços do seu número original. A conquista desenvolveu-se pela utilização de três tipos básicos de violência: a) Militar - uso da pólvora, uso do cavalo, uso do aço e guerra microbiana; b) Economia - escravização do povo, aumento no