Energia Eléctrica
A energia eléctrica tem uma importância fundamental para o desenvolvimento, inclusive o desenvolvimento sustentável, pois possibilita a elaboração e acompanhamento de projectos biotecnológicos que dependem de sua existência para a realização. A grande maioria dos instrumentos de medição, de estudos científicos e de suportes técnicos para teses entre outros dependem da força da energia eléctrica. Portanto, a energia eléctrica auxilia muito os trabalhos relacionados à preservação ambiental. A energia eléctrica é uma das formas de energia que o homem mais utiliza na actualidade, graças à sua facilidade de transporte e baixo índice de perda energética durante conversões.
A energia eléctrica é obtida principalmente através de termoeléctricas, usina hidroeléctricas, usinas eólicas (figura) e usinas termonucleares.
A geração de energia eléctrica é uma actividade humana básica já que está directamente relacionada com os requerimentos primários do homem. Todas as formas de utilização das fontes de energia, tanto as convencionais como as denominadas alternativas ou não convencionais, agridem em maior ou menor medida o nosso meio ambiente.
Alternativas Energéticas
A energia eléctrica pode ser obtida de várias maneiras:
Energia das Marés: constrói-se uma barragem para represar a água das marés, quando estas estiverem altas, propiciando que as águas entrem em queda, como nas usinas hidroeléctricas;
Energia Eólica: energia proveniente dos ventos, e que possibilita a movimentação de uma turbina ligada a um gerador de electricidade, produzindo energia eléctrica.
Energia Nuclear: energia gerada pela radiação do elemento urânio, o qual é colocado em um recipiente, gerando calor, que por sua vez aquecerá um serpentina com água, produzindo vapor. As turbinas, ligadas a um gerador eléctrico, produzem electricidade por meio do vapor. Os problemas deste tipo de energia são o temor de um acidente e o problema relacionado ao armazenamento dos