Construção em Madeira
Arquitetura e Urbanismo
Amanda Sales
Letícia Luzini
Lucas E. Argollo
Marco A. Silva
Mateus Rocha
CONSTRUÇÕES DE MADEIRA
ORIENTADOR: GILSON CARLOS DAVID
Anápolis, Goiás
2013
Introdução
A construção em madeira, em virtude de uma série de características, é o padrão em vários países industrializados, principalmente da América do Norte, Europa, Ásia e Oceania. A indústria da construção procura atualmente novas técnicas e materiais, que possam melhorar a produtividade e baixar os custos das edificações. A madeira é um ótimo material de construção quanto ao aspecto de conforto, plasticidade no projeto, rapidez de montagem e durabilidade. Habitar uma casa de madeira aproxima o homem da natureza, pois a madeira mantém em seu estado final de industrialização características como cores, texturas e aromas naturais, que podem ser explorados nas diferentes aplicações das construções habitacionais.
Material: Madeira
A madeira é um dos materiais de utilização mais antiga nas construções. Foi utilizada por todo o mundo nas civilizações primitivas e nas desenvolvidas, no oriente ou ocidente. Deixou de ser tão utilizada com a revolução industrial, onde a Inglaterra como grande potência, impõe a arquitetura em metal. O uso da madeira como constituinte principal da estrutura de edificações tem se mostrado vantajosa, principalmente devido aos seguintes fatores:
Durabilidade - Os arqueólogos pesquisam peças antigas ainda existentes em madeira tais como: sarcófagos, embarcações, esculturas, utensílios domésticos, armas, instrumentos musicais, elementos de construções. É possível observar-se algumas dessas peças em perfeito estado.
Produto Natural - a madeira é um produto de origem natural e renovável, cujo processo produtivo em relação a outros produtos industrializados, exige baixo consumo energético e respeita a natureza. Constitui um dos escassos materiais de construção de