DICAS PARA UMA BOA ENTREVISTA
Autoconhecimento, tranquilidade, interação e um toque de ousadia são algumas das dicas dos principais especialistas de RH para quem vai encarar esta “temida” etapa de um processo seletivo.
O objetivo da dinâmica, que é um processo seletivo em grupo, é ver como o profissional vai se comportar em situações como aquela no ambiente de trabalho.
No entanto, as competências que estão sendo avaliadas são particularidades dos processos seletivos.
1. Aposte no autoconhecimento
“Quanto mais a pessoa se conhece, mais domínio ela tem da situação”, para isso é necessário que antes de uma dinâmica de grupo, o profissional reflita sobre si mesmo.
Faça uma retrospectiva, analise quais são o seus valores e pontos fortes. Os aspectos que ainda precisam ser desenvolvidos também precisam estar claros na mente de quem está prestes a participar de uma dinâmica. 2. Aprofunde a pesquisa sobre a empresa.
3. Mantenha a tranquilidade
Quando mais tranquilo você estiver mais facilmente você vai ficar conectado com as atividades propostas. O medo obstrui e distorce a sua percepção.
É muito difícil não ficar nervoso com a situação, por isso lance mão de algumas técnicas para buscar a tranquilidade.
4. Atente à maneira como você interage
A habilidade de comunicação vai fazer toda a diferença neste momento. A empresa quer conhecer o candidato. Para ela, o profissional ainda é uma folha em branco, por isso ele precisa saber se movimentar e mostrar os coloridos.
Atente para o tom da voz.
Atente para a forma de se comunicar, evitando informalidade em excesso. Não fale gíria, não use expressões inadequadas.
6. Tenha cuidado com a sua postura e com a maneira de se vestir
Ficar se mexendo na cadeira e fazer gestos bruscos vão contra o que as especialistas recomendam. A postura na hora de se assentar também deverá ser observada.
7. Arrisque (um pouco)
Um toque de ousadia é a