Diatomáceas
CARACTERÍSTICAS GERAIS:
∙Eucariotas
∙Clorofila a, c2, c1 ou c3 ∙Pigmentos: Carotenos: ά, β-caroteno.
Xantofilas: principalmente fucoxantina (carotenóide marrom-dourado), diatoxantina.
∙Reserva: crisolaminarina e óleo – armazenado no citoplasma
∙Parede celular: sílica – FRÚSTULA (duas metades que se sobrepõem)
∙ Flagelo, se presente, apenas 1 (gametas masculinos)
MORFOLOGIA:
Formas: unicelulares ou cocóides (maioria) e coloniais.
ORNAMENTAÇÃO- utilizada para distinguir espécies Cêntrica e radial: estrutura organizada de acordo com um central.
Trelisóide: estrutura arranjada uniformemente sobre a superfície sem referência a um ponto ou linha. Gonóide: quando a estrutura é dominada por ângulos. Penado: estrutura é simetricamente dispostos a cada lado de linha central.
Pennales Eunotia
Ordem Pennales - a estrutura da valva é geralmente arranjada em referência a uma linha central, proporcionando uma simetria bilateral. Existem geralmente dois cloroplastos paretais, um núcleo central, suspenso por pontes citoplasmáticas, e um vacúolo central. Na maioria das Pennales, encontra-se no centro da valva, um sulco com fissura vertical, sem depósito de sílica, denominado de rafe. Ela pode ter forma reta, ondulada ou sigmóide. Na região central e nas laterais existem espessamentos esféricos denominados respectivamente de nódulo central e nódulos polares.
Aulacoseira granulata
Ordem Centrales - a estrutura da valva é arranjada em referência a um ponto central localizado na própria valva dando origem a uma valva cêntrica ou radial, ou é arranjada em referência a dois, três ou mais pontos, dando origem à valva biangular, triangular ou poligonal. Nesses casos, a simetria é sempre radiada. Essas células apresentam numerosos cloroplastos discóides, um núcleo e um grande vacúolo central.