Diario de campo
Tema Gerador: Ampliação do conhecimento sobre o processo de constituição de adultos, e sua relação com o contexto histórico e cultural.
Objetivo
• Avaliar os processos de determinação dos fenômenos e processos psicológicos constituintes ou definidores adultos e idosos na sua interação com o contexto físico e social em que esses adultos e idosos vivem por meio da caracterização da ocorrência de fenômenos psicológicos e identificar possíveis determinantes dessa ocorrência. • Relacionar os processos e fenômenos identificados e caracterizados nas observações com o conhecimento sobre Psicologia Social e Processo de Constituição do Sujeito, Psicopatologia, Desenvolvimento Psicológico em Adultos e ou Idosos, Avaliação Psicológica por meio de Testes Projetivos e com as matrizes do pensamento, Gestalt, Fenomenologia e Existencialismo.
Metodologia utilizada: Observação direta.
Resultados alcançados: Adulto de meia idade do sexo feminino 53 anos, cabelos e olhos castanhos, 1,55 de altura, acima do peso com roupas despojadas pelo fato de estar em casa, mostrando sinais de preocupação e aflição, tanto nos comportamentos corporais inquietação constante dos pés e mãos, expressão facial desanimada quando na voz, apresentando constantes alterações entre timidez e êxtase residente na cidade de Vacaria (RS). Há sinais de depressão na entrevistada, segundo a Psicopatologia a depressão é uma doença marcada por mudanças extremas no comportamento, energia e ânimo de uma pessoa. Não é uma doença "de cabeça". Ela afeta tanto a mente quanto o corpo. É bem diferente de estar triste ou "deprê". Sentimentos ocasionais de tristeza são normais e podem ter inúmeras causas. Na depressão, sentimentos de tristeza são fora de proporção e nem sempre se relacionam a causas externas. Pessoas que não sofrem de depressão lidam com seus problemas (internos e externos) sem ficarem incapacitadas. O mesmo não acontece com depressivos. A doença interfere