Diario de campo - processo de trabalho
Profissional: Fernanda Aparecida Chisté
Cargo que ocupa/função que exerce: Coordenadora
Número de vínculos empregatícios:
A instituição mantém convênio com mais de 160 empresas, de esfera pública e privada, dentre as quais, Ceturb, Ministério Público da União, Tribunal Regional do Trabalho, Codesa, Fibria S/A, Vix Logística S/A, Águia Branca S/A, Buaiz Alimentos, Lojas de calçados Elmo e Itapuã, Piraquê, OCCH – Consórcio Odebrecht Camargo Corrêa, Megafort, Brito e Cia S/A, Banco do Brasil S/A, Banestes S/A, Hospital Meridional, Clínica Praia da Costa, Faculdade Salesiana, etc.
Número de estagiários : possui um estagiário (não remunerado).
Principais demandas institucionais:
Formação de uma rede de articulação que constitua a porta de entrada para adolescentes que pretendem entrar no mercado de trabalho.
O processo seletivo executado por meio de provas de português e matemática foi mantido até agosto de 2012, porém atualmente os únicos critérios de seleção permanecentes são orientados com base na análise socioeconômica dos adolescentes, posteriormente são realizadas investigações sociais mais aprofundadas.
Para ser inserido no Programa Adolescente Aprendiz da Rede Salesiana de Ação Social, o adolescente precisa ter entre 14 e 17 anos, possuir Carteira de Trabalho e Previdência Social, estar regularmente matriculado na escola e ser integrante de um âmbito familiar que possua renda per capita de até meio salário mínimo. Mais adiante, o trabalho do (a) Assistente Social é pautado em visitas domiciliares, com vistas a elaborar relatórios e pareceres sociais.
Principais demandas dos usuários:
O usuário do Centro Salesiano do Menor (CESAM) necessita de acompanhamento durante todo o processo de passagem pela instituição, devendo o (a) Assistente Social executar essa ação.
Dentre as dificuldades enfrentadas pelos usuários do programa está aquelas que podem comprometer/prejudicar sua permanência na instituição