Dialética e comunicação
A Dialética surgiu na Grécia. Muitos dizem que seu fundador foi Zênon, outros consideram Sócrates como verdadeiro fundador, usando-a para difundir suas idéias.
A dialética platônica é um procedimento intelectual e linguistico, que parte de alguma coisa que deve ser separada ou dividida em partes, para se determinar o que é verdadeiro ou falso. Para Platão, a dialética é a única forma de chegar ao verdadeiro conhecimento, pois através de perguntas e respostas é possível buscar a verdade.
Em Hegel,a dialética se movimenta da seguinte forma em 3 etapas: primeiro existe a tese, que é a idéia, gerando uma antítese, que se contrapõe a tese, surgindo a síntese, que é a superação dos anteriores.
Karl Marx fala da dialética sempre em um contexto de lutas de classes, diferentes interesses que geram contradição. Ele reformula o conceito de Hegel, aplicando-o a sociedade. Ele afirma que as coisas estão em constante relação recíproca e que nenhum fenômeno da natureza ou do pensamento pode ser compreendido isoladamente.
A dialética ensina que todas as coisas e idéias morrem. A história universal nada mais é que a manifestação da razão.
Um dos mais preciosos recursos de que dispões os profissionais de comunicação é a Dialética. Entre eles, se destacam Washington Olivetto que usa a dialética com a criatividade. Temos como exemplo, a propaganda do jornal Folha de São Paulo, que vinculou na TV alguns anos (http://www.youtube.com/watch?v=bZaYeiptmd4).