Dial Tica Plat Nica
Disciplina: Filosofia
Professor: Odair Ribeiro
Alunos: Malu Abreu Santander
Série: 1ª01 E.M.
Conclusão do texto da página 122, 123 e 124:
Dialética Platônica
Para filosofia existem dois mundos: o mundo material ou físico, chamado de mundo sensível, e o mundo das essências e das ideias, chamado de mundo inteligível.
O mundo sensível é chamado assim por que nós reconhecemos as coisas materiais nele existentes através das nossas sensações, percepções e opiniões. Ele é o mundo dos seres corporais e materiais, nele as mudanças são constantes. Mas ele é uma aparência, é só uma sombra do mundo verdadeiro e real, que no caso é o mundo inteligível.
O mundo inteligível é o mundo das essências imutáveis onde não existem contradições nem oposições. Onde ninguém passa para seu contraditório. Esse mundo é alcançado apenas através da dialética, da investigação de conceitos.
A discussão dialética é a superação dos contraditórios e a formação de uma mesma opinião. Ela é um diálogo ou uma conversa entre dois ou mais interlocutores que discutem suas opiniões contrárias até chegarem a uma mesma conclusão. Nesse diálogo as contradições vão sendo divididas para que possa ser determinada qual delas é verdadeira ou falsa, cada pedaço é divido em oposições até que um determinado instante não haja nenhuma contradição, então essa será a verdadeira essência da coisa.
Para Platão a dialética é o único caminho que leva ao verdadeiro conhecimento. Pois a partir do método dialético de perguntas e respostas é possível iniciar o processo de busca da verdade.
Imbituba, 04 de novembro de 2013.