Trabalho De F Sica
Experiência: Cinema na caixa
(câmara escura)
Autores:
Matérias usados:
- Papelão
- Fita adesiva/isolante
- Tesoura
- Folha
- Grampeador
- Pano velho
- Jornal
Desenvolvimento
Pegamos
os papelões e construímos uma
‘’casinha’’. Com o grampeador, grampeamos os papelões, assim ficaram grudados. Com as fitas tampamos os buracos da caixa para que não passasse luz e para fixar a caixa, e com os jornais forramos a caixa por dentro. Depois, pegamos os panos velhos e colocamos embaixo da caixa, para que não tivesse nenhum raio de luz passando por ali. Por fim, pegamos a folha e grudamos no lado interno da caixa, e fizemos um pequeno buraco no lado oposto da folha, para que passasse um feixe de luz para reproduzir o ‘’cinema’’.
Objetivo
O
objetivo da experiência é mostrar a câmara escura, que é do conteúdo de óptica. A câmara escura utiliza o primeiro princípio da óptica,ou seja, a propagação retilínea da luz.
Origem: Historicamente, se analisa que foi originada na china, no século V. Mas teve seu lançamento na base da invenção da fotografia, no início do século XIX. Ela consiste numa caixa (ou também sala) com um buraco no canto, a luz de um lugar externo passa pelo buraco e atinge uma superfície interna, onde é reproduzida a imagem real, invertida e menor.
Por que ela é invertida ?
O
que acontece é que os raios de luz da imagem se cruzam no orifício da caixa, ou seja, os raios da parte de cima se cruzam com os da parte de baixo da imagem deixando a imagem invertida no interior da câmara. Assim como a imagem está invertida na retina, ficando para o cérebro fazer a correção. Sendo assim, em uma câmera escura a imagem sempre será invertida. Como funciona: