Trabalho De F Sica
Alunas: Ana Carolina Righi, Eduarda Cemin Morsch, Bruna Luíza Selzler e Janaína Gularte.
Disciplina de Física Vetores - Movimento Curvilíneo
Introdução
Neste trabalho falaremos sobre as Grandezas Vetoriais e Escalares. As grandezas vetoriais são as grandezas que possuem módulo, direção e sentido. E as grandezas escalares possuem apenas módulo. Estudaremos alguns tópicos: Grandezas Escalares, Direção e Sentido, Grandezas Vetoriais: deslocamento, Outras Grandezas Vetoriais, Representação de uma Grandeza Vetorial, Soma de Vetores, Resultante de Dois Vetores, Regra do Paralelogramo, Resultante de Vários Vetores, Componentes de um Vetor. Também falaremos sobre vetor velocidade e vetor aceleração. A velocidade também é uma grandeza vetorial, a aceleração também. Veremos alguns tópicos:
Vetor Velocidade, Aceleração Centrípeta, Aceleração Tangencial, Movimento Circular uniforme, Frequência do movimento circular, Velocidade angular, Relação entre V e (l), Aceleração Centrípeta, Composição de Velocidades, Independência das velocidades.
O que é uma grandeza vetorial?
Para responder a essa pergunta, é necessário definir alguns conceitos.
O valor de uma grandeza física é denominado intensidade de uma grandeza física. A intensidade é sempre um valor positivo. Algumas grandezas físicas tem características de serem verticais, horizontais e inclinadas em relação à horizontal ou vertical, e essa característica é denominada direção.
Para cada direção há a possibilidade de ocorrerem dois sentidos. Por exemplo: um empurrão na horizontal pode ser para a esquerda ou para a direita. Um empurrão na vertical pode ser para cima ou para baixo. As grandezas que só precisam de seu valor associado a uma unidade para ficarem totalmente bem determinadas são denominadas grandezas escalares.
São exemplos de grandezas escalares: o tempo, a massa, o comprimento, a área e a temperatura.