Diagrama de paretto
DIAGRAMA DE PARETO / CURVA ABC
O princípio da classificação ABC ou Diagrama de Pareto é atribuído a Vilfredo Pareto, um renascentista italiano do século XIX, que em 1897 executou um estudo sobre a distribuição de renda. Através deste estudo, percebeu-se que a distribuição de riqueza não se dava de maneira uniforme, havendo grande concentração de riqueza nas mãos de uma pequena parcela da população.
A partir de então, tal princípio de análise tem sido estendido a outras áreas e atividades tais como a industrial e a comercial, sendo mais amplamente aplicado a partir da segunda metade do século XX.
Hoje em dia, com a ajuda de computadores e softwares a utilização desta ferramenta vem se tornando cada vez mais comum, devido a facilidade de processamento em um grande volume de dados, esses muitas vezes necessário, nesse tipo de análise e principalmente num ambiente industrial.
A curva ABC está sendo bastante utilizada para a administração de estoques, para a definição de políticas de vendas, para o planejamento da distribuição, para a programação da produção e uma série de problemas usuais de empresas, quer sejam estas de características industriais, comerciais ou de prestação de serviços.
Trata-se de uma ferramenta gerencial que permite identificar quais itens justificam atenção e tratamento adequados quanto à sua importância relativa.
A TÉCNICA ABC
Uma análise ABC consiste da separação dos itens de estoque em três grupos de acordo com o valor de demanda anual, em se tratando de produtos acabados, ou valor de consumo anual quando se tratarem de produtos em processo ou matérias-primas e insumos. O valor de consumo anual ou valor de demanda anual é determinado multiplicando-se o preço ou custo unitário de cada item pelo seu consumo ou sua demanda anual.
Os resultados da curva ABC são divididos em três classes:
* Classe A: Itens que possuem alto valor de demanda ou consumo anual ou concentra-se o grupo que possui o maior