Fisica 2
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Disciplina: Física Geral e Experimental 2
PROCESSO DE ELETRIZAÇÃO
Turma:
13 de Março de 2013 Quarta-feira 1. RESUMO
Durante a aula de laboratório, realizamos o experimento de eletrização de corpos. Utilizando materiais dispostos pelo orientador, com base na matéria ministrada em aulas teóricas, analisamos os dados em cargas positivas e negativas.
2. Introdução
Eletrização
Denomina-se corpo eletrizado, quando o número de prótons é diferente do número e elétrons, ou seja, quando o corpo não for neutro. O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este fique eletrizado denomina-se eletrização. O processo de retirar ou acrescentar elétrons a um corpo neutro para que este fique eletrizado denomina-se eletrização.
Existem três principais maneiras de se eletrizar um corpo: Por indução, atrito e contato.
3.1 Eletrização por atrito;
Atritando dois corpos de substâncias diferentes e inicialmente neutros, um dos corpos cede elétrons e o outro recebe. Os dois corpos estarão eletrizados, um com carga negativa e outro positivo. Pode-se eletrizar um corpo atritando-o á outro, fazendo com que um deles perca elétrons, e consequentemente deixando-o com carga elétrica (positiva ou negativa).
3.2 Eletrização por contato;
Dizemos que a eletrização por contato é um processo no qual um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro. De preferência, devem ser usados dois corpos condutores de eletricidade.
Ao se pegar um copo eletrizado e encostá-lo em um neutro, este cede uma parte de sua carga ao corpo neutro.
3.3 Eletrização por indução;
Ocorre quando um corpo inicialmente neutro (induzido) aproxima-se de um corpo eletrizado (indutor), sem que haja contato entre os dois corpos. Induzido deve estar ligado a Terra ou a um corpo maior que possa lhe oferecer elétrons ou que dele os receba num