diagrama de olho
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÕES
ENGENHARIA DE TELECOMUNICAÇÕES
COMUNICAÇÕES DIGITAIS
Relatório referente a aplicação de diagrama de olho em sistemas digitais
NATAL/RN
07/11/2014
Diagrama de olho
É uma técnica utilizada em sistemas de comunicação para avaliar o desempenho de um sistema digital. Esta técnica é aplicada no domínio do tempo e permite verificar a distorção da onda em um dado intervalo de tempo, através da superposição de bits na entrada do receptor. A partir desta análise, pode-se verificar a qualidade da transmissão através do aspecto “abertura do olho” que pode ser verificada na figura 1:
Fig. 1 – Diagrama de olho de um sinal digital.
Em situações onde ocorrem distorções na amplitude, deslocamento temporal de jitter, ruído branco entre outros, o diagrama de olho sofre alterações que alteram o intervalo de tempo em que o sinal pode ser amostrado e a amplitude no melhor momento de amostragem. Geralmente, se o efeito nocivo gerar uma SNR muito baixa, a amostragem do sinal pode retornar erros na transmissão. As características de largura do tempo de amostragem, melhor momento de amostragem e amplitude do ruído em relação à amplitude de amostragem podem ser vistos na figura 2:
Fig. 2 – características de um diagrama de olho.
Neste relatório serão apresentadas as relações entre sinais aleatórios sem distorções e estes mesmos sinais distorcidos por ruído branco, considerando-se a relação sinal ruído=15. Para isso, foram utilizados dois sistemas de transmissão digital, o PAM binário polar e o PAM quaternário, onde em cada sistema foram aplicados sinais puros e depois estes mesmos sinais somados ao ruído branco.
Diagrama de olho para sistema PAM binário
Os sinais utilizados no sistema PAM binário podem ser vistos nas figuras 3 a 6:
Fig. 3 – a) pulsos RZ, b) pulsos RZ com ruído
Fig. 5 – a) senóide, b) senóide com ruído
Fig. 4 – a) pulsos NRZ, b) pulsos NRZ com ruído