controlo interno
INSTRUÇÕES:
As questões abaixo deverão ser respondidas individualmente e serão avaliadas como 1ªº teste da disciplina.
As respostas deverão ser entregues em formato físico (mas digitalizado) ou electrónico.
A data limite de entrega é o dia 04.8.14.
Findo o prazo indicado, as entregas terão a penalização diária de 20% da cotação, sendo que 5 dias após o prazo a avaliacao será considerada nula.
1. Na perspectiva de ver o país cada vez mais desenvolvido, o Governo moçambicano tem estabelecido políticas macroeconómicas diversas.
a) O que entende por crescimento económico de um país? (1,5 )
R: crescimento económico, pode ser entendido como o aumento da produção de bens e serviços de uma economia em uma proporção superior ao crescimento da demanda da população em um determinado período de tempo.
Esse crescimento é medido pela evolução do PIB, que é a quantificação do valor de mercado de todos os bens e serviços finais – pão, cerveja, automóveis, espectáculos, viagens, etc.
b) Mencione os factores que explicitam o crescimento económico de um país. Dê exemplos de Mocambique. (1,5)
R: O aumento na disponibilidade e qualidade do trabalho;
O aumento na disponibilidade de capital físico e de máquinas,
Equipamentos, instalações e infra-estrutura; O avanço tecnológico.
2. Para que os objectivos delineados pelas políticas económicas sejam efectivamente alcançados e com sucesso, importa que tais politicas se substanciem em instrumentos de actuação, a partir dos quais os governos promovem, sobretudo, o controlo da implementação das mesmas.
a) Qual a essência de uma política fiscal? Realce o caso de Mocambique (1,5)
R: A ESSENCIA DE UMA POLITICA FISCAL TEM HAVER COM Actuação do governo relativa à arrecadação tributária e aos gastos públicos.
Sistema fiscal em Moçambique, que é um País em Vias de Desenvolvimento, é caracterizado por inúmeras deficiências estruturais, que