DIAGRAMA DE NOLAN
Diagrama politico desenvolvido pelo americano David Nolan.
Foi criado com o intuito de demonstrar que o Libertarianismo defende tanto as liberdades individuais quanto as liberdades econômicas.
Usa um contraste tanto do esquerda quanto da direita dividindo-se em vetores econômicos e vetores pessoais, segundo Nolan a esquerda defende apenas a liberdade individual, enquanto a direita tradicional defende apenas a liberdades econômicas.
Direita- defendem a alta liberdade econômica (mercado livre), e baixa liberdade pessoal, voltando se mais para o lado tradicionalista (opiniões do tipo, ser contra o casamento gay ou leis sobre drogas)
Esquerda- defendem a alta liberdade pessoal, mas com uma baixa liberdade econômica da sociedade.
Estadistas- O contrário do Libertarianismo, o Estado possui enorme controle tanto das liberdades pessoais da sociedade quanto das liberdades econômicas. Inicialmente, Nolan os classificaram como populista, mas depois mudou o nome. Algumas pessoas também usam essa parte do diagrama como Comunistas, Fascistas, Absolutistas ou Totalitaristas.
Libertarialistas- A ideologia aderida por Nolan, onde a sociedade possui a capacidade de fazer suas próprias escolhas financeiras e pessoais.
DIFERENÇA ENTRE ALTRUÍSMO E BENEVOLÊNCIA Altruísmo e benevolência não são a mesma coisa, e por alguma razão é confundido pela sociedade. Uma cultura altruísta não consegue coexistir com uma cultura benevolente. A Benevolência requer , o egoísmo, o interesse próprio, requer que pessoas persigam seus próprios interesses. É uma atitude geral positiva a respeito do mundo de outras pessoas.
Pelo outro lado, o Altruísmo é a ideia de que é a sua responsabilidade e dever moral, servir aos outros, prover uma condição sustentáveis para indivíduos alheios. No entanto, a cultura altruísta não se contenta em apenas colocar o bem estar dos outros em um patamar semelhante ao seu, requer colocar o conforto dessas pessoas acima do próprio bem-estar.
A