Diagrama de fases pressão x temperatura
O objetivo principal deste trabalho é aprimorar os conhecimentos a respeito dos diagramas de fase e, para que isso seja possível, avaliar a sua importância e os resultados que podem ser obtidos através de sua análise, bem como sua classificação.
2 Embasamento Teórico
2.1 Utilidade dos diagramas de fase
Os diagramas de fases são representações gráficas das fases presentes em um sistema em função de condições de temperatura pressão e composição. A maioria dos diagramas de fases é obtida em situação de equilíbrio e são utilizados para prever e entender o comportamento dos materiais. Dentre as informações obtidas no diagrama de fases pode-se destacar:
⎫Temperatura de fusão
⎫Fases presentes em função da temperatura, pressão e composição
⎫Composição química das fases
⎫Proporção das fases
⎫Limite de Solubilidade
⎫Distribuição de fases
O perfeito conhecimento dos diagramas de equilíbrio é de vital importância, por proporcionar conhecimentos de várias transformações e noções sobre as propriedades. O diagrama fornece informações de qualquer liga, tais como início e fim de solidificação ou fusão, fases em equilíbrio a determinadas temperaturas, composição química destas fases, variação das quantidades relativas das fases com a temperatura, constituintes, etc. É, portanto, um resumo dos históricos térmicos de todas as ligas dos mesmos componentes.
2.2 Como construir um diagrama de fase
A construção dos diagramas consiste, simplesmente, em determinar pontos críticos das varias ligas dos mesmos componentes, localizá-los num único gráfico, e uni-los adequadamente por linhas. O gráfico resultante sintetiza o comportamento térmico no resfriamento ou aquecimento lento de qualquer liga e é conhecido como diagrama de equilíbrio físico-químico, térmico, constitucional ou de fases. É comumente referido simplesmente como diagrama de equilíbrio.
Os diagramas de equilíbrio se classificam em unários (de