Diagrama Conceitual do Risco
Organizações de todos os tipos e tamanhos enfrentam influências e fatores internos e externos que tornam incerto se e quando elas atingirão seus objetivos. O efeito que essa incerteza tem sobre os objetivos da organização é chamado de "risco".
A norma internacional ISO 31000:2009 define oficialmente que risco é o efeito da incerteza nos objetivos, sendo que:
- Um efeito é um desvio em relação ao esperado - positivo e/ou negativo.
- Os objetivos podem ter diferentes aspectos (tais como metas financeiras, de saúde e segurança e ambientais) e podem aplicar–se em diferentes níveis (tais como estratégico, em toda a organização, de projeto, de produto e de processo).
- O risco é muitas vezes caracterizado pela referência aos eventos potenciais e às consequências, ou uma combinação destes.
- O risco é muitas vezes expresso em termos de uma combinação de consequências de um evento (incluindo mudanças nas circunstâncias) e a probabilidade de ocorrência associada. - A incerteza é o estado, mesmo que parcial, da deficiência das informações relacionadas a um evento, sua compreensão, conhecimento, sua consequência ou sua probabilidade.
1). Nível de Risco é a "magnitude de um risco, expressa em termos da combinação das consequências e de suas probabilidades".
2). Um sinônimo de Consequência é Impacto.
3). Consequências podem ser positivas (ganhos, por ex.) e negativas (perdas, por ex.).
4). A rigor, não existem "Riscos Positivos" e "Riscos Negativos". Normalmente esses termos são utilizados entre aspas, apenas para simplificar frases do tipo "riscos com consequências positivas" e "riscos com consequências negativas".
5). Oportunidades, Ameaças e Perigos são Fontes de Risco, ou ainda: Oportunidade = Fonte de Ganhos; Ameaça = Fonte de Perdas; Perigo = Fonte de Danos.
6). Fonte de Risco é um "elemento que, individualmente ou combinado, tem o