Segurança em Aplicações Web
ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR
Araguaína
2014
PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR
Araguaína
2014
Sumário
1. Segurança em Aplicações Web 4
2. Diagrama de atividade 5
3. Modelo Entidade e Relacionamentos 5
4. EXEMPLOS DAS NOTAÇÕES MAIS CONHECIDAS NO MODELO ENTIDADE RELACIONAMENTO 6
4.1 MODELO CONCEITUAL 6
4.2 A Modelagem acontece em 3 fases: 7
4.3 O modelo Entidade Relacionamento propõe que a realidade seja visualizada sob três pontos de vista: 7
5. DIAGRAMA ENTIDADE RELACIONAMENTO 8
5.1 Propriedades de entidades 8
5.2 ATRIBUTO 8
5.3 Tipos de dados : 11
1. Segurança em Aplicações Web
Com o surgimento e disseminação do protocolo HTTP e da linguagem HTML, no início da década de 90, as páginas Web tornaram-se um dos principais meios de comunicação entre usuários e instituições.
Nessa época quando as páginas eram estáticas e não possuíam interação com os usuários, os principais alvos de ataques de hackers eram os sistemas operacionais, banco de dados e serviços de emulação de terminais (Telnet) e transferência de arquivos (FTP).
Em 2004, o termo “Web 2.0” foi criado para descrever as mudanças e tendências no uso da Web, na direção do aumento da interatividade, do compartilhamento de informações e da colaboração. Para isso novas tecnologias surgiram e, com essas, vieram novas vulnerabilidades que, por sua vez, passaram a ser o alvo preferido dos ataques de hackers, especialmente no âmbito dos browsers, servidores e aplicações Web.
Na corrida para impulsionar mais serviços on-line, muitas aplicações Web frequentemente sofrem com a falta de segurança. As vulnerabilidades resultantes representam um caminho fácil para os hackers acessarem ou roubarem informações confidenciais (pessoais ou corporativas). Um estudo realizado