OWASP
OWASP: Projeto Aberto para segurança em aplicações web - Blog do Rodrigo Carvalho
Blog do Rodrigo Carvalho
Tecnologia, música e liberdade
Palestras
Sobre o blog
Pesquisar
RSS
OWASP: Projeto Aberto para segurança em aplicações web
Este artigo foi publicado na edição 24 da Revista Espírito Livre.
A OWASP (Open Web Application Security Project ou Projeto Aberto de Segurança em Aplicações Web) é uma organização mundial sem fins lucrativos focada em melhorar a segurança de softwares, em especial os softwares baseados na web. Sua missão é fazer com que a segurança das aplicações seja visível, de forma que pessoas e organizações possam fazer decisões conscientes a respeito dos verdadeiros riscos de segurança das aplicações.
Todos são livres para participar da organização e de sua comunidade, e esta caraterística atraiu a atenção de diversas empresas, tanto as que trabalham com software livre, como a Fundação Mozilla, quanto as empresas comerciais e proprietárias, como Microsoft, Adobe e Oracle. Além disso, diversas universidades americanas são membros da organização.
Outra característica é que ela tenta se organizar de uma maneira descentralizada através dos chamados
“capítulos locais”. Estes “capítulos” são grupos locais formado por pessoas interessadas em ajudar a
OWASP a atingir seus objetivos fomentando localmente os princípios e boas práticas pregadas pela organização. O Brasil atualmente conta com dois capítulos: Brasília e São Paulo. Adicionalmente, como forma de divulgação, são promovidos diversos eventos no mundo todo, inclusive no Brasil que, em 2010, teve sua segunda edição do OWASP AppSec.
Para alcançar seu objetivo, a OWASP desenvolve diversos projetos, tanto de software quanto de documentação, e todos eles são licenciados sob licensas livres, tornando o acesso a eles muito fácil e democrático. A seguir detalharei melhor alguns dos principais projetos.
Top 10