Diagnósticos de enfermagem
SAÚDE DA MULHER II
* Caso Clinico
Dona Ana procurou o serviço de saúde relatando estar inconformada por ter engordado 09 kg depois de sua ultima gestação.
Seu companheiro diz que só manterá relação sexual com ela depois que perder alguns quilos.
Paciente chorosa, por não aceitar as brigas que todo esse processo tem lhe causado. Sua casa tem dois (02) cômodos e nela habitam: Dona Ana, seu companheiro etilista e desempregado e oito (08) filhos, não há saneamento básico e o banheiro é dividido com mais três famílias. A agua consumida por esta família é pega em um poço na casa em frente e reservada em um tonel sem tampa própria, por isso para evitar sujeiras na agua, Dona Ana recobre o tonel com plástico de cortina de banheiro.
No meio de toda esta miséria, Dona revela ser feliz em algumas vezes no dia, como por exemplo: Quando seus filhos dizem que a amam; quando ela esta amamentando seus filhos de nove meses (gêmeos) e pelo apoio que sua mãe de 68 anos lhe dá tomando conta dos filhos para que a mesma trabalhe como diarista.
Dona Ana esta interessada em melhorar sua saúde, procurando o serviço para fazer exames e vacinação tanto nela quanto na sua prole.
* Diagnósticos de Enfermagem:
l.
1. Diagnósticos de Bem-Estar: 2.1. Amamentação eficaz relacionada com a confiança materna. Caracterizado pela satisfação do binômio mãe/filho com o processo de amamentação; 2.2. Disposição para processos familiares melhorados definidos por um padrão de funcionamento familiar que é suficiente para possibilitar o bem-estar dos membros da família. Caracterizado pelas atividades que apoiam o crescimento dos membros da família; 2.3. Disposição para estado de imunização melhorado relacionado com o padrão de conformidade com os protocolos de imunização locais, nacionais e/ou internacionais para prevenção de doenças infecciosas. Caracterizado pelo desejo de reforçar o comportamento para prevenir doenças