diagnosticos de enfermagem
Objetivos da Aula
Definir Diagnóstico de Enfermagem, sua importância, descrever as quatro etapas envolvidas na interpretação e análise dos dados, usar as orientações para a escrita de diagnóstico de enfermagem ao elaborar enunciados de diagnósticos e descrever os benefícios dos diagnósticos de enfermagem.
Etapas do processo de enfermagem
Investigação, Diagnóstico, Planejamento, Implementação e Avaliação.
O termo Diagnóstico significa: “Distinguir” ou “Conhecer” O processo de diagnosticar é o resultado de sua análise dos dados e de sua consequente identificação das respostas específicas do cliente aos problemas no cuidado de saúde. O
Diagnóstico de Enfermagem é a segunda etapa do Processo de enfermagem. Classifica os problemas de saúde no domínio da Enfermagem.
FINALIDADES DO DIAGNÓSTICO
Identificar como um indivíduo, grupo ou comunidade reage a processos reais ou potenciais de saúde e a processos de vida, identificar fatores que contribuam para os problemas de saúde ou sejam, seus causadores; (etiologias) e identificar recursos ou pontos positivos que o paciente, grupo ou comunidade pode usar na prevenção ou resolução de problemas.
Os diagnósticos, proporcionam a base para a seleção de intervenções de enfermagem para a obtenção de resultados pelos quais você, como enfermeiro, é responsável.
(NANDA Internacional, 2007). Focaliza a resposta ou potencial de um cliente a um problema de saúde e não o evento fisiológico, a complicação ou doença. DIAGNÓSTICO DE ENFERMAGEM
È o julgamento clínico a respeito de respostas dos indivíduos, famílias ou comunidades