Diagnóstico socioeconômico
ASSISTÊNCIA SOCIAL
INTRODUÇÃO
O CRAS (Centro de Referencia e Assistência Social) é uma unidade publica da assistência social, de base municipal financiada com recursos dos governos federal e municipal, destinada a prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social básica ás famílias em situação de vulnerabilidade social.
Neste trabalho relataremos sobre a realidade do CRAS da cidade de Rio de Contas, falaremos também sobre a sua composição, o publico alvo e enfocaremos mais sobre a política de proteção do idoso. Veremos que é o publico com maior demanda.
DESENVOLVIMENTO
No município de Rio de Contas segundo o Censo do IBGE realizado o ano passado tem 12.847 habitantes e conta com uma unidade de CRAS, situada a Rua Barão de Macaúbas no Centro da cidade. Esta unidade dispõe de uma Assistente Social, uma Psicóloga, um gerente administrativo e uma auxiliar administrativa e funciona como extensão da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social de forma a descentralizar os serviços disponíveis, uma vez que a função desta Secretaria é gerenciar as políticas publicas de assistência social.
Com o objetivo de apresentar um diagnostico socioeconômico do CRAS do município de Rio de contas, foi feita uma entrevista com a Assistente social com perguntas referentes à realidade local em relação à promoção a qualidade de vida das famílias atendidas.
Segundo a Assistente Social Edna Xavier, são feitas visitas domiciliares para o levantamento da composição da família, escolaridade dos integrantes, renda mensal, condições de moradia, se a família já é atendida por programas sociais, se há algum membro que é dependente de drogas ou álcool, dentre outras informações. No total entre a zona rural e urbana são cadastradas quinhentas famílias.
Após este diagnostico são feitos encaminhamentos para os serviços gratuitos disponíveis como atendimento psicológico para mães de usuário de drogas /